Edições 2018 Anos anteriores
Uso de aplicativos convencionais de mensagens na comunicação entre colaboradores traz riscos de vazamento das informações dos clientes
Com a grande penetração dos smartphones, muitos aplicativos criados, principalmente, para o uso pessoal estão virando grandes aliados da empresas. É o caso, por exemplo, do WhatsApp e outros aplicativos de troca de mensagens. Cada vez mais, eles estão sendo utilizados para facilitar a comunicação interna. No entanto, isso também traz consigo um grande perigo, principalmente em call centers, já que esses aplicativos facilitam o vazamento de informações confidenciais de clientes. "Precisamos saber separar as plataformas. Contamos, hoje, com uma enorme gama de aplicativos que facilitam nossa vida. Isso é excelente. Mas é preciso endereçar o uso correto para cada um, de forma que a utilização esteja em linha com as necessidades de cada um, sem trazer riscos", comenta Plinio Targa, general manager da Unify para América Latina.

Tanto que ele chama atenção para o fato de que muitas empresas ainda não estão se preocupando integralmente com a segurança envolvendo troca de mensagens internas. "Observamos que muitos funcionários usam aplicativos de mensagens para conversas sobre assuntos relacionados ao trabalho, e estas plataformas não garantem o sigilo das informações", reforça o executivo, ressaltando que o problema está também no tipo de conexão que o usuário acessa, principalmente se for uma rede pública. "São questões crucias que o usuário deve levar em conta se deseja se comunicar de forma segura e prática. As companhias precisam entender que qualquer tipo de informação confidencial é de suma importância e é preciso ter o máximo de cuidado possível", pontua.

É nesse cenário que as plataformas de comunicações unificadas ganham espaço. Ou seja, soluções desenvolvidas especialmente para a troca de informações nos ambientes corporativos, aliadas com um trabalho de segurança da rede, que garantem a segurança dos dados. "Os colaboradores podem trabalhar a partir de qualquer lugar, sem se preocupar com a segurança dos arquivos confidenciais porque as próprias plataformas garantem esse cuidado", afirma o executivo, acrescentando que essas plataformas podem ser o início de um novo modelo de trabalho, pois também ajudam as equipes a serem mais produtivas e efetivas na tomada de decisões. "Além de serem confiáveis no sentido de segurança, estes recursos de comunicações unificadas trazem diversos outros benefícios", destaca Targa.

Nossas Mídias

Bolsa de Empregos

Clientesa.com.br - Revista Cliente S.A.
Copyright © 1998 - 2018 - Grube Editorial - Todos os direitos reservados
Powered by