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Com serviço de autoatendimento no site, Positivo reduz em 25% as ligações no call center, além de facilitar a resolução de problemas simples

Uma redução de 25% nas ligações para o call center. Esse foi um dos principais ganhos da Positivo Informática ao apostar na implementação do autoatendimento em seu site, no inicio do ano. A ideia, que começou a tomar forma há aproximadamente um ano, era ter um serviço mais automatizado para o cliente, facilitando sua vida ao buscar uma solução para problemas simples. Além disso, a empresa percebeu uma migração de pessoas para o meio eletrônico. "Minha experiência faz perceber que muita gente tem preferido utilizar o canal eletrônico, do que entrar em contato com pessoas", conta Marcos David Santos, diretor de serviços da Positivo.

Tanto que a companhia colocou o autoatendimento como primeira opção dentro da aba Suporte do site. Lá o cliente encontra textos, imagens e vídeos. Dentro disso, a Positivo também disponibilizou o link Status de Reparo ou Rastreio, em que é possível ver o status do conserto do equipamento. "Com essas ferramentas, o cliente não precisa ficar entrando em contato. Nesse sentido estamos tendo sucesso, pois o volume de chamadas cai mês a mês, conforme acrescentamos novas funções", explica Santos.

Outro ponto importante colocado pelo diretor é ter informação relevante. Ou seja, saber o que realmente o cliente quer ouvir. "Autoatendimento é fundamental de se ter, mas precisa passar por uma implementação criteriosa." Ele conta que a Positivo possuía antes o que muitas empresas têm, que é o FAQ, porém, geralmente esse não espelha o que de fato é importante, já que hoje tudo é dinâmico, tanto as dúvidas dos usuários, quanto os produtos. "Assim, se o sistema de autoatendimento não estiver conectado com o que o cliente quer ouvir, você terá apenas um retardo. No final, não irá resolver o problema e acabará caindo no call center", alerta.

PROJETOS
Ao ver mais benefícios do que malefícios no autoatendimento, a Positivo não pensa em parar por aqui. Segundo Santos, o próximo passo é levar o sistema para a URA. "Isso está em fase de projeto. Já temos o escopo desenhado, com o que queremos oferecer." A companhia também está desenvolvendo um software onde o cliente que utilizar o autoatendimento e não tiver resolvido a demanda, será direcionado para um chat já com todo o histórico do contato.

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