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Mesmo em um período incerto, festa do Prêmio Abemd 2016 reforça mais uma vez a força da atividade de marketing de relacionamento no País, conferindo troféus a anunciantes e agências

Apesar do cenário adverso que o Brasil enfrenta, o mercado de marketing continua se mostrando maduro, configurando como um dos mais fortes no cenário atual. Prova disso é o recorde de participação de empresas na 22ª edição do Prêmio Abemd. Foram 79 empresas, 21 a mais do que no ano passado. "É uma demonstração da força que tem nosso mercado perante toda a cadeia da comunicação e do marketing, como disciplina que gera negócios, por trabalhar estratégia, criação e resultados mensuráveis. Exatamente o tripé de quesitos do Prêmio Abemd", afirma o presidente da Abemd, Efraim Kapulski.

Porém, o avanço não fica só nos números, de acordo com o executivo. Ele também se dá qualitativamente. "Os cases estão num patamar superior, com soluções criativas e inovações tecnológicas." As ações vencedoras evidenciaram ainda a transformação da atividade. "Em tempos de redes sociais, e intensificação do uso dos smart fones, temos a vantagem de ser a disciplina do diálogo, essa via de duas mãos entre produtos e serviços e os consumidores que tem em seu DNA a mensuração de resultados." Para Kapulski, o Prêmio Abemd mostra exatamente isso, até porque é um modelo que é aprimorado a cada ano em suas quatro especialidades - Digital/Mobile, CRM/Database/Loyalty, Call Center/Contact Center e Campanha/Programa.

Entre os vencedores figuram empresas, como AccorHotels, AES Eletropaulo, Algar Telecom, Ambev, Banco Citibank, Caixa, Citroën do Brasil, Discovery, Editora Abril, Electrolux do Brasil, Eternit, Ford, GM, Grupo Pão de Açúcar, Hyundai, Itaucard, Johnson & Johnson, Locaweb, Marisa, Multiplus, Natura, Nissan, O Boticário, Oi, Pepsi, Porto Seguro, Renault, Santander, Sony, SulAmérica, Tigre, Toyotal, Universal Pictures, Via Varejo, Vivo, Whirlpool,  entre outros. "Os vencedores são em sua maioria tradicionais e grandes anunciantes brasileiros, e novos emergentes anunciantes que certamente vão crescer cada vez mais, mostrando que vêm fazendo marketing direto, o marketing diálogo, o marketing orientado por dados, o marketing de relacionamento da melhor qualidade", reforça o presidente da Abemd, acrescentando que o prêmio é uma certificação de competência, em estratégia, criatividade e eficácia das ações.

Além da entrega dos troféus de ouro, prata e bronze em cada especialidade, durante a cerimônia foram anunciados os vencedores do Prêmio Correios, por melhor uso da mídia postal: "Ação convergente de empréstimo no cartão de crédito", do Banco Citibank; "Ofertas exclusivas pra você, em formato pocket", da Havas WW para o Grupo Pão de Açúcar; "Recuperando nosso maior patrimônio", da Editora Abril e "S10 High Country", da E/OU MRM, para a GM.

Já no final da cerimônia foram entregues também as premiações especiais. As Agências do Ano em cada especialidade foram Atento (Call Center/Contact Center), MarketData (CRM/Database/Loyalty), e Jotacom (Digital/Mobile) e (Campanha/Programa). O Melhor dos Melhores na especialidade Call Center/Contact Center ficou com o case "100% Online - Digital Channel for Sales", da Atento Brasil para o cliente Santander Canais Digitais. "É um grande orgulho sermos novamente reconhecidos, junto com nossos clientes, por uma entidade do nível da Abemd", afirma Mário Câmara, diretor geral da Atento no Brasil. Em CRM/Database/Loyalty, a conquista ficou com a Ceratti, com o case "Ceratti & Neoway - Vender mais e melhor", da agência Neoway Business Solutions.  A agência Sunset conquistou o Melhor dos Melhores na especialidade Digital/Mobile com o case "Sempre Livre: A música me move", para o cliente Johnson & Johnson, e na especialidade Campanha/Programa o prêmio foi para a Jotacom, com o case "LocawebCorp. Um contâiner de inovação", criado para Locaweb. 

Os prêmios especiais de Criação em Campanha/Programa e Digital/Mobile foram respectivamente para JotaCom, com o case "LocawebCorp. Um contâiner de inovação", para a Locaweb, e na categoria Digital/Mobile: Sunset, com "Sempre Livre: A música me move", para o cliente Johnson & Johnson. Esse ano também foi conferido o troféu de Anunciante do Ano, para a Telefônica/Vivo, que foi para a empresa anunciante que somou o maior número de pontos. O Grand Prix foi para o case "Sempre Livre: A música me move", da Sunset, para o cliente Johnson & Johnson.

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